Open Access Week

October 23 - 29, 2023 | Everywhere

O Tema da Semana Internacional do Acesso Aberto 2018 será “Planejando Bases Equitativas para o Conhecimento Aberto”

O Comitê Consultivo da Semana do Acesso Aberto 2018 tem o prazer de anunciar que o tema para a edição 2018 da Semana Internacional do Acesso Aberto, que acontecerá entre 22 e 28 de Outubro, será “Planejando Bases Equitativas para o Conhecimento Aberto.”

O tema deste ano é reflexo de um sistema acadêmico em transição. Embora governos, agências de fomento, universidades, editoras, e pesquisadores venham aderindo cada vez mais a políticas e práticas abertas, a implementação real dessas políticas e práticas ainda é um processo em andamento. À medida que a abertura se torna o padrão, todos os envolvidos no planejamento destes novos sistemas abertos devem assumir a responsabilidade de garantir que sejam inclusivos, equitativos, e que sirvam de fato às necessidades de uma comunidade global e diversa. Nesta Semana do Acesso Aberto, convidamos todos os interessados a colaborarem com o avanço deste trabalho tão importante.

Fazer com que as práticas abertas se tornem padrão é um passo essencial para que nosso sistema de produção e distribuição do conhecimento seja mais inclusivo, mas também gera novos desafios a serem enfrentados. Como asseguramos que os modelos de sustentabilidade usados para o acesso aberto não sejam excludentes? Que desigualdades os sistemas abertos podem recriar ou reforçar? Que vozes são priorizadas? Quem fica de fora? Como nossas ideias do que é ou não acadêmico conserva vieses preexistentes? Em que áreas a abertura total pode não ser a melhor opção?

Estas questões não têm respostas fáceis. Na verdade, elas servem para estimular conversas que ajudem a garantir que a base para um sistema mais equitativo de pesquisa aberta seja estabelecida de forma reflexiva e colaborativa. O tema deste ano destaca a importância de fazer as perguntas difíceis, manter-se crítico e envolver-se ativamente em uma conversa contínua para aprender de diversas perspectivas sobre como tornar a academia mais justa e inclusiva à medida que ela se torna mais aberta.

Criada pela SPARC e seus parceiros na comunidade estudantil em 2008, a Semana Internacional do Acesso Aberto é uma oportunidade de agir para tornar a abertura o padrão para a pesquisa — para aumentar a visibilidade da produção acadêmica, acelerar a pesquisa, e transformar avanços científicos em qualidade de vida. Neste ano, a Semana do Acesso Aberto acontecerá entre 22 e 28 de outubro; mas aqueles que quiserem celebrar são encorajados a agendar eventos locais em datas mais adequadas ao longo do ano e a usar temas que sejam mais eficientes em suas comunidades.

A natureza global da Semana Acesso Aberto será particularmente importante para o tema deste ano. Estratégias e estruturas para abrir o acesso ao conhecimento precisam ser planejadas nas e em conjunto com as comunidades a que servem — especialmente aquelas comunidades que são frequentemente marginalizadas ou excluídas dessas discussões.

A Semana Internacional do Acesso Aberto é uma oportunidade importante para estimular novas conversas, criar conexões entre comunidades (internas e externas) que possam facilitar este planejamento, e seguir avançando na construção de bases mais equitativas para o conhecimento aberto — discussões e ações que devem continuar ao longo do ano, e ano após ano. Diversidade, equidade e inclusão devem ser prioridades durante todo o ano e integradas ao tecido da comunidade aberta, da forma como construímos nossas infraestruturas à organização de nossos eventos.

Para mais informações sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto, por favor visite www.openaccessweek.org. Você pode acompanhar as conversas no Twitter pela hashtag #OAWeek.

###

Sobre a SPARC
A SPARC®, Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (Coalizão pela Publicação Científica e Recursos Acadêmicos), é uma coalizão global comprometida com o ideal da abertura como padrão na pesquisa e na educação. A SPARC capacita pessoas a solucionar grandes problemas e fazer novas descobertas por meio da adoção de políticas e práticas que avancem o Acesso Aberto, os Dados Abertos, e a Educação Aberta. Saiba mais em sparcopen.org.


Sobre a Semana Internacional do Acesso Aberto
A Semana Internacional do Acesso Aberto é uma semana de ações globais da comunidade acadêmica em prol do acesso aberto à pesquisa. O evento é celebrado por indivíduos, instituições e organizações em todo o mundo, e sua organização é liderada por um comitê consultivo global. A hashtag oficial da Semana do Acesso Aberto é #OAweek.

Tradução de Iara Vidal.

Views: 4590

Comment

You need to be a member of Open Access Week to add comments!

Organized by:

in partnership with our
Advisory Committee

Twitter Feed

All content subject to a Creative Commons Attribution 4.0 License unless specified differently by poster.   Created by Nick Shockey.   Powered by

Badges  |  Report an Issue  |  Terms of Service